top of page
Buscar
  • Wálmis

Os Quatro Deuses Psicopompos II Thoth

Em Mitologia Comparada Ganesha, Thoth, Hermes e Exú são deidades arquetípicas simbolicamente similares que em seus mitos, têm a função de "psicopompos"

etimologicamente psyché (alma) e pompós (guia). Psicopompia é o ato de realizar elos de ligação entre o consciente e o inconsciente. Faremos aqui pequenas considerações sobre cada um deles em quatro textos: 


II - Thoth - o mensageiro

Toth é mediador e mensageiro da escrita, criador dos hieróglifos, em seu mito tem uma passagem que descreve sua ida até o poderoso deus-rei Amon e com ele discorreu sobre a arte da escrita, defendendo que ela devia ser ensinada aos egípcios."Isso tornará os egípcios mais sábios e lhes fortalecerá a memória e a sabedoria", argumentou. Amon, no entanto tem outra visão, vê a escrita como uma aparência de sabedoria, pois os homens recebem com ela apenas as instruções e nem sempre a consciência.                                          

Toth, o deus da escritura, é também o deus que preside a organização da morte, o senhor do calendário, tem tudo anotado sobre o tempo de vida do morto e realiza a passagem entre os opostos.

É Thoth quem registra diante de Osíris, o peso do coração (da alma)  do morto, na balança controlada por Anúbis, no Salão das Duas Verdades onde são julgados os mortos no Mundo Inferior. 

Todos os atos de Thoth são caracterizados por uma instável ambivalência.

Ele é o deus do cálculo, da aritmética e da ciência racional, mas também das ciências ocultas, a astrologia, a alquimia! Se desloca agilmente entre ciência e magia, a vida e a morte.

Na trajetória do herói descrita por Campbell, elementos como ele aparecem no momento preciso dando o “auxílio sobrenatural” , esse ajudante se apresenta como a “ figura do guia, do mestre, do barqueiro, do condutor de almas para o além”  (o psicopompo).

Thoth é um deus lunar, representado como um homem com cabeça de Íbis (pássaro sagrado) ou como um babuíno.  Atribuem-lhe a criação do Tarô, que é o "livro da vida" pois representa a jornada do ser humano traduzida em formas simbólicas. Também o "Livro dos Mortos do Antigo Egito" (disponível em nossa loja online, assim como o "Tarot de Thoth" e a imagem da foto).

bottom of page