Buscar
  • Wálmis

Texto I - MITO OU MENTIRA?

Atualizado: 28 de Mai de 2020

MITO OU MENTIRA ?

Por certo que se utiliza erroneamente a expressão “MITO ou VERDADE”, sendo que MITO não é uma mentira ou ficção!

Os mitos são narrativas que utilizamos para explicar fatos reais ou fenômenos naturais que nossa compreensão limitada não abrange. Por isso a mitologia se utiliza de personagens e/ou fatos simbólicos como deuses e heróis, que se misturam com fatos e características humanas que realmente aconteceram na história.

Por isso o mito explica uma realidade através de histórias sagradas, que não possuem bases filosóficas (ou argumentação lógica) - e sim simbólica - para explicar uma realidade não concreta, mas que nos influencia grandemente na história que vivemos.

Muitos assuntos como a criação do mundo, por exemplo, servem de base para mitos diferentes conforme cada cultura e se analisados profundamente, concluiremos que são narrativas similares.

Todas as culturas possuem mitos, lendas ou contos de fadas que são três coisas sutilmente diferentes entre si.

- As lendas descrevem fatos ocorridos dentro de uma cultura usando de fantasia imaginativa ou ficção para fazer “crescer a realidade”, quando por exemplo os feitos de uma pessoa ou personagem são amplificados por evocação poética. Daí o fundamento da expressão popular “quem conta um conto aumenta um ponto”.

- Os contos de fadas trazem idéias infinitamente sábias e ensinam para as crianças os valores inatos essenciais sobre a vida da alma, dão a elas as diretrizes corretas para amar o próximo, proteger a alma, ouvir o coração e não desistir em suas tentativas. Grande parte dos contos trazem um profundo significado gnóstico e trazem mensagens para o despertar da alma divina em nós. Eles também transmitem valores que as crianças não aprenderiam sendo humilhadas e envergonhadas, isso só as fariam "temer" e não a "serem boas".

No próximo texto vamos falar um pouco sobre o "simbólico" que é a característica mais forte dos mitos.









44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo